Skip to main content

TERINOV e CRIAR TEC assinam protocolo de cooperação

TERINOV e CRIAR TEC assinam protocolo de cooperação

O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira e a CRIAR TEC – incubadora de empresas de base local do Município de São Roque do Pico assinaram recentemente um acordo de cooperação com vista ao aproveitamento das valências e potencialidades de ambas as instituições, materializando-se no apoio ao desenvolvimento de startups e spin-offs que reforcem o ecossistema empresarial da ilha Terceira, do Pico e dos Açores.
Para Duarte Pimentel, diretor executivo do TERINOV a assinatura deste protocolo vai permitir “estreitar relações e promover sinergias entre ambas as incubadoras” o que reforça o objetivo dos parques de ciência e tecnologia e das incubadoras de empresas de “aumentar a riqueza da comunidade, promovendo uma cultura de inovação e competitividade das empresas e instituições”.
Ao abrigo do protocolo agora estabelecido, ambas as instituições ficam obrigadas a apoiar e promover a realização conjunta de ações formativas, concursos de ideias, seminários, conferências e workshops, entre outras iniciativas.
Na base deste acordo agora assinado está também a disponibilização por parte do TERINOV de um posto de trabalho na área de co-work a um elemento da equipa de gestão da CRIAR TEC, com vista à promoção de sinergias entre ambas a entidades, e no acompanhamento de projetos que procurem o desenvolvimento de um novo produto/serviço, bem como a validação do modelo de negócio ou o acesso a investidores e novos mercados.
Este acordo prevê também a disponibilização de espaços temporários para softlanding ou outras modalidades de ocupação de projetos ou empresas que pretendam instalar-se, permanente ou temporariamente, para o desenvolvimento de um novo produto/serviço, validação do modelo de negócio ou aceder a novos mercados. Estes espaços serão geridos mediante a disponibilidade, o estágio de desenvolvimento dos projetos, necessidades de infraestruturas, entre outros. Os empreendedores, startups e spin-offs deverão desenvolver as suas atividades (preferencialmente e sem prejuízo de outras), nas áreas do agroalimentar, agroindústrias, tecnologias aplicadas, indústrias culturais e criativas e/ou energias renováveis.
Compete, especificamente à incubadora de empresas do TERINOV, a facilitação de contatos e networking com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Regional e Nacional.
O protocolo de cooperação agora assinado propõe também a divulgação das atividades e iniciativas que sejam futuramente promovidas ao abrigo deste acordo, bem como em ambientes de redes sociais e websites institucionais.

 

Departamento de Comunicação,
Angra do Heroísmo, 22 de setembro de 2020

back to top