Skip to main content

TERINOV acolhe maratona Hack for Good@Home

TERINOV acolhe maratona Hack for Good@Home

A Fundação Calouste Gulbenkian lança entre 3 e 30 de novembro a 3.ª edição do hackathon Hack for Good@Home. Este ano a maratona acontece exclusivamente online, à excessão dos Açores, onde o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira se assume como o único ponto nacional em que o evento acontece em formato presencial.
A 3.ª edição do Hack for Good@Home desafia a comunidade tech a criar soluções inovadoras para resolver problemas ligados ao envelhecimento da população. Este ano e por consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, o evento acontece online, através da plataforma Taikai, eliminando-se assim possiveis barreiras geográficas e permitindo chegar a um maior número de pessoas.
O Hack for Good@Home surge no seguimento da Hack for Good, evento lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2016 com o objetivo de encontrar as melhores soluções tecnológicas para problemas sociais e ambientais. Em 2019, o evento passou a promover e a apoiar uma rede nacional de hackatons que integram nos seus desafios temas relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, como foi o caso da primeira edição do Hack 2 Emerge que consagrou como vencedores os Consteletas Team, projeto que irá também participar presencialmente no Hack for Good@Home, através do TERINOV.
Para responder a este desafio, programadores, designers, engenheiros, estudantes ou outros interessados poderão organizar-se em equipas de 3 a 5 elementos e identificar a área para a qual querem apresentar a sua solução: autonomia, conhecimento, comunicação e relações sociais, mobilidade individual, meios de transporte ou acesso a cuidados de saúde.
A estreia do Hack for Good@Home decorre entre 3 e 30 de novembro e contará com três fases distintas: a fase de ideação com o apoio de mais de 20 mentores especializados na área temática; a fase de pré-seleção em que oito equipas têm a oportundiade de aperfeiçoar as suas soluções com base no feedback do juri e a terceira fase, em que as duas soluções mais inovadoras, que melhor respondam ao problema identificado serão premiadas com 2.000 euros que poderão utilizar para alavancar a sua solução.

 

Departamento de Comunicação,

Angra do Heroísmo, 3 de novembro de 2020

back to top