Azores Accel a 27, 28 e 29 de outubro em Lisboa

A identidade dos Açores vai para além da beleza natural e do romantismo das ilhas. Com a chegada do 2.º Bootcamp do programa de aceleração e de capacitação Azores Accel, o TERINOV, a BGI e o Governo dos Açores reafirmam o arquipélago açoriano como um lugar atrativo para a criação e desenvolvimento de negócios - um verdadeiro oceano azul de oportunidades - e enfatizam a importância de valorizar novos ecossistemas de inovação em Portugal.

Nos últimos meses, o programa de capacitação e de aceleração Azores Accel, sediado no TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, tem vindo a dar um novo impulso ao desenvolvimento de negócios nos Açores e à atração de inovações e tecnologias disruptivas capazes de valorizar os recursos endógenos da região.

Esta visão estratégica tem sido posta em prática pelo TERINOV, pelo Governo dos Açores e pela BGI - Building Global Innovators. Através do Azores Accel, as seis equipas participantes - Beesage (Letónia), Boticário dos Açores (Portugal), Core Protein (Portugal), Plant on Demand (Espanha), FHLUD (Portugal) e My Water (Eslovénia) - têm a oportunidade de explorar novos mercados e de desbloquear o acesso a financiamento e a clientes globais. No final do programa, o projeto selecionado poderá constituir-se nos Açores e, consequentemente, usufruir, entre outros benefícios, do regime fiscal regional em vigor, bem como de uma incubação na modalidade de co-work na incubadora de empresas do TERINOV, por um período de 12 meses.

Os motivos para as startups que participam no programa considerarem os Açores como o próximo destino da sua jornada no empreendedorismo são variados, nomeadamente o regime fiscal regional próprio; o posicionamento geográfico e a qualidade de vida dos Açores; o ecossistema empreendedor emergente e o facto de os Açores apresentarem as condições de um Living Lab de excelência.

            O programa Azores Accel também vem reafirmar os Açores como um lugar atrativo para a criação e desenvolvimento de negócios, associando a sua riqueza natural ao conhecimento científico e tecnológico. Esta será uma temática discutida no 2.º Bootcamp do programa, que se realizará em Lisboa entre os dias 27 e 29 de outubro. O tópico será abordado numa mesa redonda composta pelo representante do TERINOV, Rui Valadão; pelo Diretor Executivo da Agência Nacional de Inovação, João Borga; pelo Diretor Executivo do IAPMEI, Nuno Gonçalves e por duas startups instaladas na incubadora de empresas do TERINOV.

Para além disso, os parceiros do programa vão realizar um Demo Day exclusivo no dia 29 de outubro, pelas 11h30 (hora de Lisboa), no qual a seleção de startups da 1.ª edição do Azores Accel irá apresentar as suas soluções perante uma comunidade de investidores, potenciais parceiros e o público que estiver a acompanhar a sessão online ou presencialmente.

Todos os interessados são convidados a participar presencialmente em Lisboa, na Associação Industrial Portuguesa (AIP), ou online através de uma transmissão em direto no Youtube da BGI. O evento é gratuito, porém é necessária inscrição prévia.

Foto e texto: TERINOV