Vasili Andreyev promotor do MMA eleito um dos nove vencedores do 9x9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas

Vasili Andreyev, promotor do projeto Museu da Memória dos Açores (MMA), projeto instalado no TERINOV, foi eleito um dos vencedores do programa “9x9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas”, um projeto piloto criado pelo Azores 2027 – Candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura, em parceira com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e com a Associação Cultural da Part’ilha.

O projeto fotográfico da autoria de Vasili intitula-se “América na Europa, Europa na América - Exploração fotográfica de uma das histórias da Ilha das Flores”. Esta obra destacou-se entre as 358 candidaturas, sendo um dos nove projetos selecionados para residências artísticas nas mais distintas áreas – desde a música à escrita, fotografia, arte têxtil e às artes performativas – que abordam temas como a participação ativa das comunidades nos processos criativos, causas ambientais e políticas, a emigração e a criação de pontes entre a tradição e a contemporaneidade.

Natural da Bielorrússia a viver na ilha Terceira desde 2017, Vasili apresenta como ponto de partida para o seu trabalho a história verídica de 17 florentinos que, em 1919, enviaram uma carta ao então Secretário de Estado dos E.U.A., Robert Lansing, a propor a ocupação da ilha das Flores pelos americanos. O artista propõe analisar as histórias pessoais dos herdeiros destas 17 pessoas e responder à pergunta “o que representa a ilha das Flores para eles hoje: é a Europa na América ou é América na Europa?”. O projeto vai materializar-se num livro de fotografias e textos.

Fique a saber mais no seguinte link: https://www.azores2027.eu/.../9x9-conhecidos-artistas.../


Design: Azores 2027

Texto: TERINOV