TERINOV promove fórum sobre “Digitalização da Economia”

O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira promoveu recentemente o 1.º fórum sobre “Digitalização da Economia”, no âmbito do projeto SMART-ECO - “Territórios inteligentes – melhoria da competitividade digital das empresas e empreendedores no espaço MAC”.

O 1.º fórum sobre “Digitalização da Economia” surge com o objetivo de analisar a competência digital de PMEs, microempresas, profissionais liberais e empreendedores locais, especificamente em matérias que ao Mercado Digital Local dizem respeito, nomeadamente o número de PMEs que comercializam online; as empresas que adotam TIC; vendas realizadas por e-commerce; percentagem de comércio eletrónico transfronteiriço; número de empresas digitais e a sua percentagem de contribuição para a economia local.

Este 1.º fórum acontece na sequência de um estudo diagnóstico realizado pelo TERINOV, através do qual foram realizados 50 inquéritos a PME’s e empresários locais da ilha Terceira. Um trabalho diagnóstico que permitiu melhor entender o grau de penetração das tecnológicas e das ferramentas web na operação das empresas locais, ou seja, o grau de digitalização do tecido empresarial Local.

Aquela iniciativa, que permitiu um intercâmbio de conhecimentos entre os empresários da ilha Terceira, na melhoria da competitividade das suas empresas, acontece no âmbito do projeto SMART-ECO, e é cofinanciada no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária, de Cooperação Regional, Interreg-MAC 2014-2020.

Paralelamente a este evento, também nos dias 23 e 24 de março as primeiras jornadas de trabalho do SMART-ECO, no âmbito do qual decorreram dois fóruns internos do projeto, sobre “Digitalización y subvenciones para PYMES”, um workshop técnico e reuniões individuais entre parceiros do Projeto.

Foto e texto: TERINOV