TERINOV procura posicionamento Internacional

Passado mais de um ano de operação, o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, com cerca de 47 projetos e empresas instalados no seu ecossistema empresarial e científico, num total de cerca de 170 recursos humanos, dá os primeiros passados na procura de um posicionamento internacional como instituição de relevo em áreas como a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O Plano de Ação para a Internacionalização do TERINOV, com um financiamento de cerca de 80 mil euros, pretende a promoção e divulgação do ecossistema do TERINOV, através da presença em contextos científicos, tecnológicos e de inovação internacionais, em particular na União Europeia e nos Estados Unidos. De igual modo, este plano também pretende organizar um conjunto de Info Days que permitam dar a conhecer as entidades instaladas no Parque e outrosstakeholders regionais, as suas redes de parceiros, oportunidades de mobilidade e a organização de uma conferência internacional no TERINOV. “A internacionalização é uma excelente oportunidade para que o TERINOV cresça não apenas em números ou na diversidade dos projetos acolhidos apoiados, mas acima de tudo na otimização da sua operação e valências”, afirma Duarte Pimentel, diretor executivo do TERINOV.  

O processo de internacionalização do TERINOV dará enfoque a áreas como a Agricultura, Pecuária e Agroindústria estando já alavancado com a participação do TERINOV, enquanto beneficiário efetivo, no projeto FRUTTMAC, enquadrado no âmbito da 2ª Convocatória do Programa de Cooperação de Interreg-MAC 2014-2020, relacionado com o aumento da transferência e difusão de tecnologia para uma gestão sustentável de explorações de produtos frutícolas da região da Macaronésia.

Um projeto que permitirá consolidar a reputação internacional dos Açores, em particular da ilha Terceira dando a conhecer a qualidade do trabalho desenvolvido na região.

 

Foto e texto: TERINOV