TERINOV procura integrar redes de colaboração internacional

O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira procura integrar redes de colaboração internacional, no âmbito do projeto TERnet que procurará contribuir para a consolidação do ecossistema científico, tecnológico e empreendedor dos Açores.

O TERnet - Accelerating Research Through International Network Collaborations, um projeto que surge da necessidade de atender às crescentes necessidades do setor agroindustrial, vai potenciar colaborações de âmbito transregional e internacional, em áreas como a da agricultura de precisão, com recurso a tecnologias de remote sensing, earth observation, modelagem e análise de dados, procurando promover as mudanças necessárias no caminho da inovação na agricultura dos Açores. “O TERnet, além de reforçar a componente de I&D em diversos projetos instalados no TERINOV, será um fator determinante na potenciação da agroindústria, uma das áreas estratégicas do Parque”, afirma o diretor executivo do TERINOV, Duarte Pimentel.

No entender da secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro "os mecanismos de apoio para a integração das entidades do SCTA em redes internacionais são da maior importância e pertinência para os Açores, porquanto se destinam à promoção de uma cultura de colaboração internacional nos domínios da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, garantindo, assim,  a capacitação das empresas regionais e potenciando-as para os mercados globais de alto valor acrescentado."

Com o objetivo de promover ciência de alto impacto, oferecendo oportunidades para a coordenação de esforços colaborativos internacionais, a rede emergente do TERnet, resultante de futuras interações com um conjunto de organizações e de parceiros estratégicos, como a Sustainable Agriculture Network (SAN), a European Federation of Food Science and Technology (EFFoST) ou o EIT Food, será uma oportunidade das entidades instaladas no TERINOV acederem a investigação, conhecimento e tecnologia de ponta em ecossistemas e projetos internacionais.

O TERnet que terá uma duração de 36 meses, contará com um financiamento de 30 mil euros e será operacionalizado através da participação em atividades de estreita colaboração internacional e na promoção de dois InfoDays. Ambas as iniciativas permitirão aumentar e reforçar a visibilidade do TERINOV no panorama global de ciência e tecnologia.

“Ao financiar este projeto,  e conforme previsto no edital do concurso, ao abrigo do qual foi concedido o apoio, o Governo dos Açores espera que as entidades beneficiárias venham a integrar o Instituto Europeu de Inovação. A integração nesta rede resultará, sobretudo, em benefícios para as empresas incubadas nos Parques de Ciência e Tecnologia”, afirma o diretor regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila.

O acesso e integração em redes internacionais de colaboração científica, alinhadas com a Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente para os Açores (RIS3), com especial enfoque nas áreas da Agricultura, Pecuária e Agroindústria, tem sido identificado como uma prioridade pela comunidade empresarial e de investigação instalada no TERINOV.