TERINOV já permitiu fixar cerca de 150 postos de trabalho

Passado pouco mais de um ano desde a instalação da primeira empresa no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, as empresas e entidades instaladas no Parque, já fixaram cerca de 150 recursos humanos, em 45 projetos e empresas.

Nas fases de pré-incubação e incubação são 32 projetos e empresas, 16 em cada um dos estádios de desenvolvimento, afetando um total de 74 recursos humanos. Na modalidade de desenvolvimento empresarial, a tendência de crescimento também se mantém, ascendendo já a 8 empresas, permitindo a fixação de 48 postos de trabalho. Aos números do ecossistema empresarial, acresce a captação de 800 mil euros de fundos de capital de risco, em particular, através de investimentos da Portugal Ventures, entidade parceira do TERINOV.

A componente de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do TERINOV (I&D+i) conta, também, com quatro entidades instaladas, resultando na fixação de 21 perfis científicos altamente qualificados. Ainda a este propósito, ao longo dos últimos meses, o TERINOV garantiu a coordenação e participação em diversos projetos de I&D+i, tendo assegurado mais de 300 mil euros de financiamento para a sua execução. O TERINOV participa, ainda, em diversos consórcios de candidatura a projetos de investigação em contexto empresarial com a Asinus Atlanticus, Unileite ou com a Cooperativa Agrícola da ilha Terceira.

Na ligação e interação com a sociedade, o TERINOV tem promovido um conjunto de iniciativas que vão desde a captação de investimento e financiamento em startups, até à organização do Hack 2 Emerge (https://hack2emerge.terinovazores.pt/) em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, um Hackathon para a procura de soluções para problemas sociais contemporâneos. Outra iniciativa de referência na interação com a sociedade é o IEP - Internacional Exchange Program (http://iep.terinovazores.pt/), um programa de intercâmbio de estudantes açorianos com os Estados Unidos, em parceria com a Universidade de Massachusetts Lowell, e suportado pela Saab Family Foundation, que terá a sua primeira edição em 2021.

De referir, ainda, que o TERINOV já criou cinco marcas próprias, alinhadas com as duas dimensões de atuação do Parque - empresarial e de investigação e desenvolvimento – Hack 2 Emerge, IEP – International Exchange Program, AzoresAccel, TERINOV@Business Episodes e TERINOVtalks.

 

Departamento de Comunicação,
Angra do Heroísmo, 23 de novembro de 2020