PORTUGAL VENTURES INVESTE NA REVAULT, UMA EMPRESA DE CIBERSEGURANÇA SEDEADA NOS AÇORES

A Portugal Ventures, do Grupo Banco Português de Fomento anunciou recentemente o primeiro investimento realizado através da Call Açores. A Revault, empresa que irá receber o investimento encontra-se sedeada na incubadora de empresas do TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira.

A Revault desenvolve soluções de cibersegurança para empresas, com base em blockchain, que adicionam regras de transferência às transações de Bitcoin, com o objetivo de minimizar o montante que possa ser desviado, quer por erro involuntário, quer por roubo/fraude.

Ao contrário das soluções concorrentes, que implicam a confiança num intermediário e tornam essas entidades alvos de apetecíveis ataques pela quantidade de Bitcoins que têm à sua guarda, a solução da Revault permite que seja o proprietário dos Bitcoins a reter a custódia das chaves privadas, impondo regras de transferência ao nível do próprio blockchain da Bitcoin.

Esta solução open source oferece maior segurança aos processos de transferência de Bitcoins, evitando o roubo e a fraude, quer por entidades externas, quer por colaboradores no seio da própria empresa.

Kevin Loaec, CEO da Revault, refere que “estamos muito satisfeitos com a entrada da Portugal Ventures na Revault como nosso primeiro investidor português e europeu. Este investimento complementa a nossa estratégia de trazer para a empresa VCs e business angels com know-how e track-record na indústria de Bitcoin”.

Esta Call foi lançada em parceria com o Governo dos Açores, onde a Portugal Ventures e a August One – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco baseada em Singapura, investem através do Fundo de Capital de Risco Atlântico, com o objetivo de promover o espírito empresarial, incentivando o desenvolvimento de soluções em setores considerados de grande potencial para a Região - estando a atividade da Revault sedeada nos Açores, e incubada no Terinov, a Região Autónoma poderá vir a destacar-se como líder em cibersegurança de Bitcoin a nível Europeu e Norte-Americano.

Os Açores demonstram ser um aliado crucial para o desenvolvimento deste projeto, por oferecerem condições únicas em termos de segurança física para uma empresa que presta este tipo de serviços.

Pedro de Mello Breyner, Membro do Conselho de Administração da Portugal Ventures, refere que “o investimento na Revault vai permitir reforçar a área de vendas e marketing deste projeto que se encontra, neste momento, a lançar-se no mercado internacional. São soluções como a da Revault que contribuem para posicionar Portugal como líder em I&D, potenciando a globalização da inovação nacional. Estamos confiantes de que colocaremos os Açores no mapa do Mundo”.

José Maia, Investment Lead da August One, refere que “empenhamo-nos em aportar capital, tecnologia, oportunidades e talento aos investimentos que gerimos. No FCR Atlântico, fazemo-lo cooperando com a Portugal Ventures, sob o mandato da criação de impacto positivo nas regiões autónomas e, claro, da criação de valor para os nossos investidores. Este é o primeiro investimento do segmento growth deste fundo, numa empresa que propõe uma solução especialmente apta para a internacionalização. Inicia-se agora uma nova fase de trabalho com a Revault com o objetivo de valorizá-la, dando-lhe acesso a oportunidades em mercados asiáticos e noutros onde temos presença.”

A Call Açores recebeu 20 candidaturas, com um montante total solicitado para investimento de 4.6 milhões de euros.

Foto e texto: TERINOV e Portugal Ventures