Lançamento da RAIN PLATFORM do LIVERUR

A RAIN PLATFORM já se encontra disponível! Uma plataforma digital que tem por objetivo apoiar empreendedores ao dotá-los de ferramentas práticas orientadas para modelos de negócio rurais. Este é o principal ouput do LIVERUR PROJECT para as regiões rurais dos Açores e resulta do trabalho desenvolvido durante dois dias num evento sobre a temática “Digitalização do Agro: Agricultura 4.0” que aconteceu dias 13 e 14 de maio de 2021, no Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

O TERINOV foi a entidade responsável pelo projeto piloto a decorrer nos Açores, assumindo o compromisso de acompanhar a evolução da plataforma e aportar insights que contribuíssem para a sua otimização. O workshop para a co-criação do Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular” e da RAIN PLATFORM foi organizado pelo TERINOV, em parceira com o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e o Fundo de Maneio. Este evento reuniu players de diferentes setores da Agro-Indústria – desde produtores, a empresários, investigadores e membros do setor público. Foi a filosofia de ecossistema aberto do TERINOV e as fortes relações do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira com o setor agrícola que nos permitiram identificar um conjunto de parceiros referência das várias esferas da atividade agrícola para participar nas sessões de trabalho e atividades propostas do LIVERUR.

A RAIN PLATFORM e a RAIN COMMUNITY, comunidade composta pelos participantes do workshop e pelos parceiros do LIVERUR, são duas das ferramentas disponibilizadas pelo “Living Lab Rural Circular dos Açores”. Este living lab acontece no digital e tem por objetivo abrir caminho para a transformação digital da agricultura nos meios rurais dos Açores e servir como plataforma para discussão dos problemas, desafios e oportunidades identificados por stakeholders.

Saiba mais em: https://rainplatform.wtelecom.es/rain-platform/

 

Foto: LIVERUR

Texto: TERINOV