Hack 2 Emerge acontece a 21 e 22 de outubro no TERINOV

O Hack to Emerge enquadra-se como uma marca e iniciativa do TERINOV, com o apoio do Governo dos Açores, da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e da Fundação Calouste Gulbenkian, que procura promover, através de um modelo de maratona de programação, a criação de soluções digitais que ofereçam respostas a desafios da sociedade, premiando o mérito criativo e a qualidade da componente tecnológica dos projetos a concurso. A edição de 2022, 3ª edição da iniciativa, dará especial enfoque à ideação digital de soluções ligadas às Indústrias Culturais e Criativas, alinhando-se com uma das áreas estratégicas de atuação do TERINOV.


Pela primeira vez, esta iniciativa contará com o apoio da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Tendo por base o papel da FLAD na promoção do desenvolvimento de Portugal e das comunidades luso-descendentes, através da cooperação com os Estados Unidos da América, e atendendo à sua missão, especialmente no que concerne à promoção internacional da Ciência, Tecnologia e Cultura, o TERINOV reconhece que este é um parceiro institucional que reforça o prestígio e a credibilidade do Hack to Emerge. O contributo da FLAD consubstancia-se não apenas no apoio institucional à iniciativa, mas, também, sob a forma de apoio financeiro, assegurando o montante do Prize Money, no valor de 1.500,00€. O Hack to Emerge aconteceu pela primeira vez nos Açores em 2020, na sequência do Hack 4 Good, uma iniciativa de âmbito nacional promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e através qual já resultaram mais de 100 ideias que procuram dar resposta a problemas e desafios da sociedade. Em 2020, na primeira edição realizada fora do território continental, o Hack to Emerge foi a única das maratonas de programação copromovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian que se realizou em formato presencial, uma vez que os Açores foram a única região do país que reuniu as condições necessárias para a realização do evento, na sequência da situação pandémica vivida.


A primeira edição do Hack to Emerge foi dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas e teve como objetivo aproximar programadores, designers e empreendedores no desenvolvimento de soluções tecnológicas para resolver desafios sociais. O projeto vencedor da primeira edição do Hack to Emerge apresentou uma plataforma web para facilitação do processo de reembolso do subsídio social de mobilidade; já o projeto vencedor da segunda edição desenvolveu uma plataforma mobile que reúne a oferta gastronómica disponível nos Açores no setor da restauração. A 3ª edição do Hack to Emerge acontece a 21 e 22 de outubro, no TERINOV, e, como mencionado, será dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área das Indústrias Culturais e Criativas, um dos três clusters estratégicos do TERINOV. À semelhança da segunda edição, também este ano estará disponível o TERINOV VISA, que permitirá a participação de uma equipa vinda de uma das ilhas de coesão, através da comparticipação dos custos associados à participação no evento.

Texto e foto: TERINOV