Projetos em Execução


Instituição Promotora


EmpreendeBTec1

Programa: PO Açores 2020

Código do Projeto: ACORES-03-0651-FEDER-000005

Entidade Beneficiária: Associação PCTTER – Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira

Custo Total Elegível: 9.634,47€

Apoio Financeiro da União Europeia: 8.189,30€

Objetivo Principal: Promover o empreendedorismo qualificado e criativo, enquanto potencial de inovação e regeneração dos tecidos económicos setoriais e regionais

Descrição: O projeto insere-se no âmbito da incubadora de empresas de base tecnológica instalado no Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV.

Com este projeto pretende-se, através da organização de três eventos, divulgar e promover o conceito de empreendedorismo de base científico e tecnológico as infraestruturas da incubadora de empresas, promover as valências e competências que esta terá para oferecer e, desde logo, estimular a iniciativa empreendedora criativa e tecnológica nas áreas prioritárias do TERINOV, nomeadamente: o agroalimentar, agroindustrial, biotecnologia, energias renováveis, indústrias culturais, criativas e tecnologias da informação e comunicação (TIC).


Instituição Participante


Programa: INTERREG MAC 2014-2020

Descrição: “BIOTRANSFER 2, com base nos resultados e experiências adquiridas nos projetos BIÓPOLIS, BIOPHARMAC e BIOTRANSFER, tem como objetivo implementar um modelo de investigação em biotecnologia rentável em que a atividade de I&D das regiões participantes esteja alinhada com as necessidades das empresas ou servir como motor para a criação destas. Ou seja, visa promover a transferência de tecnologia”

http://frct.azores.gov.pt/project/biotransfer-2/



Programa: Horizonte 2020 | Ação de Investigação e Inovação

Descrição: O projeto LIVERUR visa expandir o conceito inovador de Living Labs e de Novos Modelos de Negócio às Regiões Rurais.

Os Living Labs são ecossistemas de inovação aberta, centrados no utilizador final, que operam frequentemente num contexto territorial, integrando o processo simultâneo de investigação e de inovação dentro de uma parceria público-privada. A base para o desenvolvimento estratégico de um Living Lab Rural é estabelecer parcerias sustentáveis entre partes interessadas: utilizadores finais, agentes políticos, empresas e investigadores de forma a desenvolver Modelos de Negócio Rurais inovadores, que abracem o conceito de economia circular e de inovação social.

O LIVERUR identifica os Living Labs como potenciadores de modelos de negócios inovadores. Os Living Labs Rurais estão a desenvolver-se atualmente em áreas rurais e o LIVERUR vai realizar análises socioeconómicas para identificar, descrever e comparar as diferenças entre a nova abordagem dos Living Labs e abordagens tradicionais de empreendedorismo.

Uma vez que ainda há estudos empiricamente fundamentados, o objetivo a curto prazo do LIVERUR é melhorar o conhecimento dos novos modelos de negócio que florescem nas áreas rurais, incluindo uma compreensão do seu potencial. A longo prazo, o projeto aumentará o potencial de diversificação económica rural, dando inputs para o caminho de transformação da economia linear a circular, identificando o consumo colaborativo e, mais importante, repensando o financiamento na cadeia de valor global.”

http://frct.azores.gov.pt/project/liverur/