FAQs


O que é um Parque de Ciência e Tecnologia?

Um Parque de Ciências é uma organização gerida por profissionais especializados, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da sua comunidade, promovendo a cultura de inovação e a competitividade dos seus negócios associados a instituições baseadas no conhecimento.

Para permitir que essas metas sejam alcançadas, um parque de ciência estimula e gere o fluxo de conhecimento e tecnologia entre universidades, instituições, empresas e mercados.

Facilita a criação e o crescimento de empresas baseadas no processo de incubação e spin-off e oferece outros serviços de valor acrescentado com espaços e serviços de apoio de alta qualidade.

Fonte: International Association of Science Parks


Que tipo de empresas/projetos são admitidos?

A Incubadora visa apoiar empresas/projetos que tenham o objetivo de desenvolver e comercializar produtos de base tecnológica e/ou prestar serviços avançados, com carácter inovador.


Preciso de ter a empresa já criada?

Não necessariamente. A incubadora do TERINOV aposta em diferentes tipos de projetos em vários estágios de desenvolvimento.

O TERINOV proporciona todo o apoio necessário na constituição e arranque da empresa, mesmo que já esteja formalmente constituída pode candidatar-se a um dos programas de incubação disponibilizados.


Existe algum limite de idade para concorrer?

Não existe qualquer limite de idade para se candidatar a um dos programas de incubação do TERINOV, a não ser a obrigatoriedade de pelo menos um dos promotores ser maior de 18 anos.


O que são incubadoras?

Segundo a International Business Innovation Association, as incubadoras de empresas promovem o desenvolvimento de empresas, ajudando-as a sobreviver e crescer durante o período de arranque.

Estes programas proporcionam às empresas clientes, os serviços de apoio, e recursos adaptados a empresas emergentes.


Quem se pode candidatar à incubadora?

Podem candidatar-se à Incubadora do TERINOV, empreendedores que se encontrem no processo de desenvolvimento sustentado de ideias de negócio, ou empresas constituídas há menos de 3 anos, que desenvolvam, em ambos os casos, a sua ideia/atividade nas áreas definidas como estratégicas para o TERINOV.


O que é Co-Work?

O Co-Work é um espaço partilhado entre profissionais de diferentes áreas que potencializa a troca de conhecimento entre os utilizadores e cria uma rede alargada de partilha de experiências profissionais, mantendo um ritmo de trabalho independente. Não representa, por isso, apenas a partilha de um espaço físico, mas sobretudo a formação de uma comunidade aberta entre trabalhadores independentes que partilham valores e apreciam a criação de sinergias como alicerces de vantagem competitiva e realização pelo trabalho.