Notícias

TERINOV integra Rede Nacional de Incubadoras
TERINOV integra Rede Nacional de Incubadoras

O TERINOV é o mais recente membro da Rede Nacional de Incubadoras. 

A Rede Nacional de Incubadoras (RNI) tem como objetivo identificar, mapear e interligar as incubadoras e aceleradoras existentes no País. Procurando também identificar e suprir lacunas a nível regional e sectorial e promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores, promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, a nível nacional e internacional. 

A adesão à RNI potencia o posicionamento nacional da Incubadora de Empresas do TERINOV, permitindo aos projetos e empresas instalados o contacto com os principais players do ecossistema empreendedor nacional. 

A integração do TERINOV na Rede Nacional de Incubadoras foi formalmente anúnciada na Web Summit 2019.

Ecossistema do TERINOV presente na Web Summit 2019
Ecossistema do TERINOV presente na Web Summit 2019

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira está presente na Web Summit 2019, a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa.

Os Açores estão presentes com 30 empresas de base tecnológica, 7 delas instaladas no TERINOV. São estas a YARA PETS, Redcatpig Studio, DEBRUMA, Netspin, Nine Media Company, ,Moot - The Movement Lab e a Ideastation.

Na edição de 2019 da Web Summit são esperados cerca de 71000 participantes, 2150 startups, mais de 1400 investidores e 239 parceiros.

TERINOV marca presença na Business Transformation Summit 2019
TERINOV marca presença na Business Transformation Summit 2019

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, a convite da CEGOC, marca hoje presença no Business Transformation Summit 2019.

Esta é uma excelente oportunidade para levar para o ecossistema empreendedor e empresarial dos Açores novos conceitos e ferramentas de negócio, capazes de dar resposta a um mundo em rápida e constante mudança, onde emergem modelos de negócios nascidos e criados para um crescimento digital nativo e acelerado.

Parabéns à CEGOC pela iniciativa!

Mais informações em: https://btsummit-cegos.com/

TERINOV é o mais recente membro da Rede Regional de Incubadoras de Empresas dos Açores
TERINOV é o mais recente membro da Rede Regional de Incubadoras de Empresas dos Açores

A PCTTER – Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira tornou-se, no dia 21 de outubro de 2019, no mais recente membro da RIEA – Rede Regional de Incubadoras de Empresas dos Açores, uma rede criada para apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo e que consolida a estratégia regional de fomento do empreendedorismo, inovação empresarial e regeneração do tecido empresarial regional.

A RIEA é uma rede dinamizada pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA, EPER), conta com 7 incubadoras associadas e desempenha um papel fundamental na interligação entre as entidades públicas, as incubadoras de base tecnológica, as incubadoras de base local e as incubadoras de base temática, no sentido de, em conjunto, disponibilizarem todos os recursos adequados na estratégia de desenvolvimento do empreendedorismo nos Açores.

TERINOV recebeu cerimónia de assinatura do MoU entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright
TERINOV recebeu cerimónia de assinatura do MoU entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento com a Comissão Fulbright, realizou-se no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira.

TERINOV recebeu a Startup Europe Regions Network (SERN)
TERINOV recebeu a Startup Europe Regions Network (SERN)

O TERINOV, numa iniciativa conjunta com o Nonagon, recebeu esta terça-feira, 15 de outubro, a Startup Europe Regions Network (SERN)

Este evento contou com uma apresentação do SERN e uma visita interativa aos espaços das start-ups instaladas no TERINOV. A iniciativa visa reforçar os vínculos entre as autoridades regionais, as agências de desenvolvimento e as empresas, ampliando o ecossistema de startups de base científica e tecnológica a nível regional e promovendo o aparecimento de novas empresas.

O SERN é uma organização sem fins lucrativos com um forte compromisso de apoiar as startups e as suas atividades, concentrando-se principalmente no mapeamento e na promoção de atividades de apoio a nível regional em toda a Europa e mobilizando recursos regionais para enfrentar barreiras relevantes ao crescimento de startups, como harmonização de regulamentos, acesso a talentos e às principais infraestruturas de pesquisa. O SERN pretende reforçar os vínculos entre pessoas, empresas e associações que constroem e ampliam o ecossistema de startups

Este evento contou com a presença do ecossistema empresarial do TERINOV, bem como com a representação do NONAGON, SDEA, EPER - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, StartUp Angra, PraiaLinks e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e NONAGON, formalizam parceria
Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e NONAGON, formalizam parceria

Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e NONAGON, oficializam parceria.

Através deste protocolo, o TERINOV e a NONAGON, comprometem-se a colaborar no sentido de aproveitar as valências e potencialidades de ambas as instituições, com vista a desenvolver relações e ações que explorem e promovam sinergias, contribuindo para a partilha do conhecimento, reunião de esforços, competências, e materializando-se no apoio ao desenvolvimento de startups e spin-offs que reforcem o ecossistema empresarial e, consequentemente, a posição competitiva da Região Autónoma dos Açores.

European Research Science and Innovation Days 2019
European Research Science and Innovation Days 2019

Os Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e Nonagon, em missão conjunta com a Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) e Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), participam nas sessões de trabalho do European Research and Innovation Days.

Este é um evento fundamental na procura de soluções de investigação, desenvolvimento e inovação para a próxima grande transição, visando o trabalho em várias políticas, a definição de direções, e o estímulo à inovação e ao investimento. Esta é a oportunidade dos agentes Açorianos, no contexto da ciência e tecnologia, estarem ativamente envolvidos no panorama europeu ao conhecerem, debaterem e co-criarem as prioridades estratégicas para o investimento da Comissão Europeia nestas matérias.



TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira Acolhe Primeiras Empresas
TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira Acolhe Primeiras Empresas

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira Acolhe Primeiras Empresas

A incubadora de empresas do TERINOV iniciou a sua atividade durante o mês de agosto com a instalação das primeiras 4 empresas. Neste momento, a operação destas empresas já decorre formalmente a partir das instalações do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

A incubadora de empresas do TERINOV acolhe neste momento as primeiras empresas, nomeadamente, a EyeCon Group (startup especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras que combinam as mais recentes tecnologias de remote sensing, IoT e automação, aplicadas às áreas de Agricultura, SmartCities, Indústria, Logística, etc), a IsoPor Azores (startup especializada na produção de radiofármacos, que utiliza diversas inovações conceituais, mecânicas, informativas e robóticas, desenvolvendo produtos para diversas indústrias), e a YaraPets (startup especializada no desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores na área do bem-estar de animais domésticos, tendo o seu produto patenteado na Europa e nos E.U.A).
Estas empresas iniciam, agora, a construir um percurso no panorama empresarial nacional e internacional, e contam com o apoio do programa de incubação, beneficiando de acesso privilegiado a um ecossistema único na região.  
Por sua vez, a Ideastation, empresa sediada em Ponta Delgada e reconhecida internacionalmente no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Turismo, com especial enfoque venda online de pacotes de viagens com destino Açores, abre o novo escritório na ilha Terceira, ocupando um dos espaços destinados ao desenvolvimento empresarial, e contará com o apoio do programa especialmente destinado às empresas instaladas nesta tipologia de espaços.

O conjunto de empresas, agora instaladas, atuam em sectores de atividade tidos como fundamentais para o desenvolvimento local e regional, tendo como característica comum o grande enfoque na inovação e no desenvolvimento tecnológico e sendo, de momento, responsáveis pela criação de 9 postos de trabalho qualificados.

O TERINOV contará, nas próximas semanas, com a instalação de mais 10 empresas que já formalizaram o interesse em integrar ecossistema do Parque e em usufruir das valências do programa de incubação e de desenvolvimento empresarial.

Programa Tourism Explorers | 3ª Edição
Programa Tourism Explorers | 3ª Edição

A Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal, estão a desafiar os empreendedores nacionais que pretendam desenvolver um negócio inovador no mercado do turismo a candidatarem-se à 3.ª edição do Tourism Explorers - o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo.

O programa realiza-se em 12 cidades nacionais em simultâneo: Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal. Em função da localização, as equipas podem escolher a cidade mais próxima para inscrever os projetos.

O Tourism Explorers está dividido em dois programas: o primeiro, de Ideação, onde serão criadas soluções inovadoras que visam responder a desafios específicos do setor do turismo. Este decorre entre 11 e 13 de setembro com a realização de três bootcamps. O segundo, o de Aceleração, onde serão desenvolvidos os projetos e onde o modelo de negócio será testado e validado, realiza-se entre 24 de setembro e 17 de outubro, através de seis bootcamps. No final, cada uma das 12 cidades vai eleger o melhor projeto local, que irá depois representar essa cidade na Grande Final Nacional, agendada para 24 de outubro.

Para já, o roadshow do Programa irá decorrer pela primeira vez na Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, numa sessão destinada a esclarecimentos no dia 4 de junho, pelas às 11h00.

Mais informações em www.tourismexplorers.pt | Inscrições em https://www.tourismexplorers.pt/?fbclid=IwAR140vrRX-FyqB1IR0ayqr7yvQ_wNz4v-a6tZBNpNUTifi-tC3RmmrdQQfY

TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira
PCT da Ilha Terceira, 9700-702
Terra Chã, Angra do Heroísmo