Notícias

TERINOV recebeu a Startup Europe Regions Network (SERN)
TERINOV recebeu a Startup Europe Regions Network (SERN)

O TERINOV, numa iniciativa conjunta com o Nonagon, recebeu esta terça-feira, 15 de outubro, a Startup Europe Regions Network (SERN)

Este evento contou com uma apresentação do SERN e uma visita interativa aos espaços das start-ups instaladas no TERINOV. A iniciativa visa reforçar os vínculos entre as autoridades regionais, as agências de desenvolvimento e as empresas, ampliando o ecossistema de startups de base científica e tecnológica a nível regional e promovendo o aparecimento de novas empresas.

O SERN é uma organização sem fins lucrativos com um forte compromisso de apoiar as startups e as suas atividades, concentrando-se principalmente no mapeamento e na promoção de atividades de apoio a nível regional em toda a Europa e mobilizando recursos regionais para enfrentar barreiras relevantes ao crescimento de startups, como harmonização de regulamentos, acesso a talentos e às principais infraestruturas de pesquisa. O SERN pretende reforçar os vínculos entre pessoas, empresas e associações que constroem e ampliam o ecossistema de startups

Este evento contou com a presença do ecossistema empresarial do TERINOV, bem como com a representação do NONAGON, SDEA, EPER - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, StartUp Angra, PraiaLinks e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e NONAGON, formalizam parceria
Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e NONAGON, formalizam parceria

Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e NONAGON, oficializam parceria.

Através deste protocolo, o TERINOV e a NONAGON, comprometem-se a colaborar no sentido de aproveitar as valências e potencialidades de ambas as instituições, com vista a desenvolver relações e ações que explorem e promovam sinergias, contribuindo para a partilha do conhecimento, reunião de esforços, competências, e materializando-se no apoio ao desenvolvimento de startups e spin-offs que reforcem o ecossistema empresarial e, consequentemente, a posição competitiva da Região Autónoma dos Açores.

European Research Science and Innovation Days 2019
European Research Science and Innovation Days 2019

Os Parques de Ciência e Tecnologia dos Açores, TERINOV e Nonagon, em missão conjunta com a Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) e Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), participam nas sessões de trabalho do European Research and Innovation Days.

Este é um evento fundamental na procura de soluções de investigação, desenvolvimento e inovação para a próxima grande transição, visando o trabalho em várias políticas, a definição de direções, e o estímulo à inovação e ao investimento. Esta é a oportunidade dos agentes Açorianos, no contexto da ciência e tecnologia, estarem ativamente envolvidos no panorama europeu ao conhecerem, debaterem e co-criarem as prioridades estratégicas para o investimento da Comissão Europeia nestas matérias.



TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira Acolhe Primeiras Empresas
TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira Acolhe Primeiras Empresas

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira Acolhe Primeiras Empresas

A incubadora de empresas do TERINOV iniciou a sua atividade durante o mês de agosto com a instalação das primeiras 4 empresas. Neste momento, a operação destas empresas já decorre formalmente a partir das instalações do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

A incubadora de empresas do TERINOV acolhe neste momento as primeiras empresas, nomeadamente, a EyeCon Group (startup especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras que combinam as mais recentes tecnologias de remote sensing, IoT e automação, aplicadas às áreas de Agricultura, SmartCities, Indústria, Logística, etc), a IsoPor Azores (startup especializada na produção de radiofármacos, que utiliza diversas inovações conceituais, mecânicas, informativas e robóticas, desenvolvendo produtos para diversas indústrias), e a YaraPets (startup especializada no desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores na área do bem-estar de animais domésticos, tendo o seu produto patenteado na Europa e nos E.U.A).
Estas empresas iniciam, agora, a construir um percurso no panorama empresarial nacional e internacional, e contam com o apoio do programa de incubação, beneficiando de acesso privilegiado a um ecossistema único na região.  
Por sua vez, a Ideastation, empresa sediada em Ponta Delgada e reconhecida internacionalmente no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Turismo, com especial enfoque venda online de pacotes de viagens com destino Açores, abre o novo escritório na ilha Terceira, ocupando um dos espaços destinados ao desenvolvimento empresarial, e contará com o apoio do programa especialmente destinado às empresas instaladas nesta tipologia de espaços.

O conjunto de empresas, agora instaladas, atuam em sectores de atividade tidos como fundamentais para o desenvolvimento local e regional, tendo como característica comum o grande enfoque na inovação e no desenvolvimento tecnológico e sendo, de momento, responsáveis pela criação de 9 postos de trabalho qualificados.

O TERINOV contará, nas próximas semanas, com a instalação de mais 10 empresas que já formalizaram o interesse em integrar ecossistema do Parque e em usufruir das valências do programa de incubação e de desenvolvimento empresarial.

Programa Tourism Explorers | 3ª Edição
Programa Tourism Explorers | 3ª Edição

A Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal, estão a desafiar os empreendedores nacionais que pretendam desenvolver um negócio inovador no mercado do turismo a candidatarem-se à 3.ª edição do Tourism Explorers - o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo.

O programa realiza-se em 12 cidades nacionais em simultâneo: Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal. Em função da localização, as equipas podem escolher a cidade mais próxima para inscrever os projetos.

O Tourism Explorers está dividido em dois programas: o primeiro, de Ideação, onde serão criadas soluções inovadoras que visam responder a desafios específicos do setor do turismo. Este decorre entre 11 e 13 de setembro com a realização de três bootcamps. O segundo, o de Aceleração, onde serão desenvolvidos os projetos e onde o modelo de negócio será testado e validado, realiza-se entre 24 de setembro e 17 de outubro, através de seis bootcamps. No final, cada uma das 12 cidades vai eleger o melhor projeto local, que irá depois representar essa cidade na Grande Final Nacional, agendada para 24 de outubro.

Para já, o roadshow do Programa irá decorrer pela primeira vez na Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, numa sessão destinada a esclarecimentos no dia 4 de junho, pelas às 11h00.

Mais informações em www.tourismexplorers.pt | Inscrições em https://www.tourismexplorers.pt/?fbclid=IwAR140vrRX-FyqB1IR0ayqr7yvQ_wNz4v-a6tZBNpNUTifi-tC3RmmrdQQfY

Towards UMass Lowell- Portugal joint initiative“ | 2019
Towards UMass Lowell- Portugal joint initiative“ | 2019

O workshop “Towards UMass@Lowell - Portugal joint initiative” teve como finalidade a cooperação entre a Universidade de Massachutts, Universidades Portuguesas e instituições de I&D.

A iniciativa “Towards UMass Lowell - Portugal joint initiative“ que se realizou no dia 13 de junho, no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, teve como finalidade a cooperação entre a Universidade de Massachusetts@Lowell (UMass Lowell) e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

No final do programa foi assinado um memorando para a criação de um Inovation Hub@AIR CENTRE que prevê a partilha de conhecimento e a promoção da mobilidade de professores, investigadores e estudantes de formação avançada entre as universidades dos Açores e de Massachusetts, ficando sediado nas instalações do TERINOV- Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

Este workshop foi uma iniciativa celebrada em conjunto pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Fundo Regional para a Ciência e a Tecnologia (FRCT), da Universidade de Massachusetts@Lowell (UMass@Lowell) e do TERINOV, que participou tanto na organização deste evento como na sua estruturação.

TERINOV é o novo membro do SERN – Startup Europe Regions Network
TERINOV é o novo membro do SERN – Startup Europe Regions Network

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira tornou-se no primeiro membro da rede SERN (Startup Europe Regions Network) proveniente das Regiões Autónomas portuguesas e um dos primeiros das regiões ultraperiféricas da União Europeia, no dia 16 de abril de 2019.

Simpósio de Reprodução Animal
Simpósio de Reprodução Animal

Simpósio de Reprodução Animal no TERINOV |01 de Fevereiro de 2019

Workshop “Projeto Piloto Agroalimentar”
Workshop “Projeto Piloto Agroalimentar”

Workshop “Projeto Piloto Agroalimentar” no TERINOV |30 de Janeiro de 2019

TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira
PCT da Ilha Terceira, 9700-702
Terra Chã, Angra do Heroísmo