Notícias

TERINOV acolhe workshop “Discovering exploratory EO use-cases in the Atlantic“
TERINOV acolhe workshop “Discovering exploratory EO use-cases in the Atlantic“

O TERINOV – Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira acolhe nos dias 9 e 10 de dezembro o workshop intitulado de “Discovering exploratory EO use-cases in the Atlantic”, uma iniciativa organizada pelo AIR Centre – Atlantic Internacional Research Centre, que visa promover o desenvolvimento de instalações científicas, como a observação da Terra nos Açores com o apoio técnico da ESA entre outras iniciativas.

O workshop “Discovering exploratory EO use-cases in the Atlantic” pretende contribuir fortemente para coletar, partilhar e discutir entre as partes interessadas da rede do AIR Centre e respetivos especialistas convidados, as suas perspetivas atuais, programas nacionais e projetos futuros para descobrir casos de uso de OE, novas aplicações e a geração de novos serviços.

São também objetivos deste workshop gerar ideias para projetos parceiros a desenvolver e a implementar no AIR Centre e elaborar um roteiro preliminar para investigar o desenvolvimento ou a utilização de dados provenientes de pequenos satélites de baixo custo já existentes ou futuros para as nações atlânticas que trabalham em conjunto com a visão do AIR Centre para 2030.

A sessão de abertura do workshop agendada para as 13h15 de segunda-feira, 9 de dezembro, contará com a presença do Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, bem como do Diretor Executivo do Air Centre, José Joaquín Hernández Brito. Dois dias de workshop que contarão com a participação de vários especialistas e parceiros da rede do AIR Centre.

XIII Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia
XIII Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia

XIII Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia 

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, marca presença no XIII Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia. O Diretor Executivo, Duarte Pimentel deu a conhecer as áreas de ação do TERINOV, salientando a importância do empreendedorismo de base tecnológica, da investigação científica e da inovação, como vias para o rejuvenescimento do tecido empresarial dos Açores

TERINOV e Praia Links oficializam parceria.
TERINOV e Praia Links oficializam parceria.

TERINOV e Praia Links oficializam parceria.

O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira e a Praia Links - Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas sedeada na Praia da Vitória, assinaram um Protocolo de Cooperação que prevê a partilha de conhecimento e a reunião de esforços, materializando e consolidando o apoio ao desenvolvimento de startups no ecossistema empresarial da Ilha Terceira, em particular, e na Região Autónoma dos Açores.

TERINOV intregra plano de ação estabelecido entre o Governo dos Açores e a UMass Lowell.
TERINOV intregra plano de ação estabelecido entre o Governo dos Açores e a UMass Lowell.

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira intregra plano de ação estabelecido entre o Governo dos Açores e a UMass Lowell. 

Entre as principais ações de plano de ação, estabelecido no âmbito de uma visita de trabalho a UMass Lowell, está a criação das condições necessárias ao funcionamento do Innovation Hub@AIR Centre a ser instalado no TERINOV, bem como a identificação de outras áreas de envolvimento entre a UMass Lowell, a Universidade dos Açores, o Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, o TERINOV e o Nonagon. 

Para além do Governos dos Açores, através do Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, esta visita de trabalho contou com a Vice-Reitora da Universidade dos Açores, Gabriela Queiroz, o Presidente do Conselho de Administração do NONAGON, Arnaldo Machado, o Diretor Executivo do TERINOV, Duarte Pimentel, e António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho e responsável pela elaboração do programa UMass@Lowell – Portugal.

TERINOV integra Rede Nacional de Incubadoras
TERINOV integra Rede Nacional de Incubadoras

O TERINOV é o mais recente membro da Rede Nacional de Incubadoras. 

A Rede Nacional de Incubadoras (RNI) tem como objetivo identificar, mapear e interligar as incubadoras e aceleradoras existentes no País. Procurando também identificar e suprir lacunas a nível regional e sectorial e promover a cooperação e partilha de recursos físicos e de know-how, de redes de mentores e investidores, promover a formação dos seus gestores, a profissionalização dos serviços oferecidos a empreendedores e empresas incubadas e um aumento da competitividade das incubadoras portuguesas, a nível nacional e internacional. 

A adesão à RNI potencia o posicionamento nacional da Incubadora de Empresas do TERINOV, permitindo aos projetos e empresas instalados o contacto com os principais players do ecossistema empreendedor nacional. 

A integração do TERINOV na Rede Nacional de Incubadoras foi formalmente anúnciada na Web Summit 2019.

Ecossistema do TERINOV presente na Web Summit 2019
Ecossistema do TERINOV presente na Web Summit 2019

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira está presente na Web Summit 2019, a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa.

Os Açores estão presentes com 30 empresas de base tecnológica, 7 delas instaladas no TERINOV. São estas a YARA PETS, Redcatpig Studio, DEBRUMA, Netspin, Nine Media Company, ,Moot - The Movement Lab e a Ideastation.

Na edição de 2019 da Web Summit são esperados cerca de 71000 participantes, 2150 startups, mais de 1400 investidores e 239 parceiros.

TERINOV marca presença na Business Transformation Summit 2019
TERINOV marca presença na Business Transformation Summit 2019

O TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, a convite da CEGOC, marca hoje presença no Business Transformation Summit 2019.

Esta é uma excelente oportunidade para levar para o ecossistema empreendedor e empresarial dos Açores novos conceitos e ferramentas de negócio, capazes de dar resposta a um mundo em rápida e constante mudança, onde emergem modelos de negócios nascidos e criados para um crescimento digital nativo e acelerado.

Parabéns à CEGOC pela iniciativa!

Mais informações em: https://btsummit-cegos.com/

TERINOV é o mais recente membro da Rede Regional de Incubadoras de Empresas dos Açores
TERINOV é o mais recente membro da Rede Regional de Incubadoras de Empresas dos Açores

A PCTTER – Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira tornou-se, no dia 21 de outubro de 2019, no mais recente membro da RIEA – Rede Regional de Incubadoras de Empresas dos Açores, uma rede criada para apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo e que consolida a estratégia regional de fomento do empreendedorismo, inovação empresarial e regeneração do tecido empresarial regional.

A RIEA é uma rede dinamizada pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA, EPER), conta com 7 incubadoras associadas e desempenha um papel fundamental na interligação entre as entidades públicas, as incubadoras de base tecnológica, as incubadoras de base local e as incubadoras de base temática, no sentido de, em conjunto, disponibilizarem todos os recursos adequados na estratégia de desenvolvimento do empreendedorismo nos Açores.

TERINOV recebeu cerimónia de assinatura do MoU entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright
TERINOV recebeu cerimónia de assinatura do MoU entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento com a Comissão Fulbright, realizou-se no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira.

TERINOV recebeu a Startup Europe Regions Network (SERN)
TERINOV recebeu a Startup Europe Regions Network (SERN)

O TERINOV, numa iniciativa conjunta com o Nonagon, recebeu esta terça-feira, 15 de outubro, a Startup Europe Regions Network (SERN)

Este evento contou com uma apresentação do SERN e uma visita interativa aos espaços das start-ups instaladas no TERINOV. A iniciativa visa reforçar os vínculos entre as autoridades regionais, as agências de desenvolvimento e as empresas, ampliando o ecossistema de startups de base científica e tecnológica a nível regional e promovendo o aparecimento de novas empresas.

O SERN é uma organização sem fins lucrativos com um forte compromisso de apoiar as startups e as suas atividades, concentrando-se principalmente no mapeamento e na promoção de atividades de apoio a nível regional em toda a Europa e mobilizando recursos regionais para enfrentar barreiras relevantes ao crescimento de startups, como harmonização de regulamentos, acesso a talentos e às principais infraestruturas de pesquisa. O SERN pretende reforçar os vínculos entre pessoas, empresas e associações que constroem e ampliam o ecossistema de startups

Este evento contou com a presença do ecossistema empresarial do TERINOV, bem como com a representação do NONAGON, SDEA, EPER - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, StartUp Angra, PraiaLinks e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira
PCT da Ilha Terceira, 9700-702
Terra Chã, Angra do Heroísmo