Nieta Atelier leva os Açores a Paris

Publicado em 2020-01-22

Os Açores vão estar representados na feira de Paris – Maison&Objet, considerada um dos maiores eventos internacionais de arquitetura, decoração e lifestyle.

Nieta Atelier leva os Açores a Paris

São já três edições consecutivas que o Nieta Atelier, da designer terceirense Antonieta Rocha, participa na Maison&Objet. Depois de dois anos como parceira de projetos, em 2020 entre 3 e 12 de setembro, Nieta estreia em Paris a sua quarta coleção – uma cabana ecológica inspirada no lugar onde nasceu – os Açores.

Pensada, desenvolvida e comercializada pela marca Nieta Atelier, esta eco-cabana para ecoturismo será construída a partir de desperdícios locais e materais orgânicos que serão transformados em peças úncias, feitas manualmente e isentas de consumo energético. “É um estilo de vida dos Açores dentro de uma cabana que eu quero mostrar ao mundo”, conforme as palavras da designer.

Para conseguir um ambiente totalmente inspirado nos Açores, o Nieta Atelier contará com o apoio de artesãos, artistas e autodidatas açorianos que veem na região, a inspiração para a sua arte. Desde o mobiliário à decoração, cada peça terá um design exclusivo pensado nas cores, cheiros e texturas das nove ilhas dos Açores. Lã de ovelha, escamas de peixe e barro vermelho da ilha Terceira são algumas das matérias primas que compõe os adereços da eco-cabana.

Passados 20 anos, Antonieta regressa à sua terra natal, depois de fundar o seu primeiro atelier na cidade onde, mais tarde, consquistou o selo Guimarães Marca. O agora regresso fica marcado pela instalação da sede do Nieta Atelier no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira. Um espaço onde tem a oportunidade de viver os Açores e transpô-los neste novo projeto que está a desenvolver e que é mutável. – Caso surjam investidores interessados, a construção e decor da eco-cabana é inspirado na região ou  país onde será instalada. “Eu acredito que as minhas coleções podem ser baseadas nos desperdícios dos quatros cantos do mundo”. 

A menos de um ano de apresentar esta nova coleção em Paris, na Maison&Objet, Antonieta Rocha fala na possibilidade de realizar um workshop em São Miguel com o objetivo de dar a conhecer este projeto açoriano e atrair parceiros.

TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira
PCT da Ilha Terceira, 9700-702
Terra Chã, Angra do Heroísmo